Internet toma horário nobre da tv?

Nesses dois anos de casa, sempre que pude, trouxe assuntos sobre o futuro da internet ligado ao futuro da tv. Hoje, em comemoração aos 2 anos de idade do site, trouxe uma matéria interessante do Wall Street Journal que faz jus ao tópico.

Durante anos programadores e distribuidores de TV aberta e fechada falavam sobre vídeo na internet como se isso não impusesse risco aos negócios, argumentando que a internet era algo complementar, nada competitivo. As estáticas comprovavam que isso era verdade – a quantidade de tempo que as pessoas passavam assistindo tv continuava a crescer enquanto o público de web vídeo se resumia a uma distracção diurna.

Mas agora existem sinais que mostram que o web vídeo está tirando um número significativo de audiência do horário nobre da tv. Um artigo no Wall Street Journal mostra uma mudança de comportamento do consumidor. Os distribuidores de web vídeos estão notando um crescente de público no horário em que as TVs exibem seus melhores programas.

De acordo com o WSJ, só em um ano, as horas com melhores picos para shows distribuídos pela Blip.tv mudaram para os horários nobres de 12-15h para 20-23h. Nielsen ainda completa mostrando pesquisa que demonstra um aumento de 14% de consumidores desde março nos horários nobres, somando 64,4 milhões no curso de uma ano – o público diurno, por outro lado, cresceu somente 1% no mesmo período, para 45,5 milhões.

O crescimento não é devido a um público que resolve dar uma espiada na internet enquanto espera o intervalo do seu programa. O CEO da Revision3, Jim Louderback, disse ao WSJ que 40% dos vídeos downloadados acontece por meio de aparelhos ligados a tv, o que quer dizer que os usuários estão assistindo a vídeos na internet ao invés de assistir a programação na tv a cabo!

Com o crescimento de aparelhos electrónicos com conexões a internet e serviços de web video prestes a serem lançados no mercado, fica cada vez mais fácil para o consumidor assistir ao que quiser em sua sala de estar. Serviços como o Google TV – que procura combinar programação de tv ao vivo junto a vídeos da web – podem gerar uma dor de cabeça para os tradicionais meios arcaicos de distribuição.

Com as possibilidades infinitas para transmissão de conteúdo de web e de cabo pela tv, podemos esperar que a web a ofusque os meios tradicionais de transmissão em no mínimo 10 anos.

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